Você fez

quarta-feira, 14 de abril de 2010

RAÇAS DE CÃES

SPANIEL ANÃO CONTINENTAL

Pouco se sabe sobre as origens do Epagneul Anão Continental, sendo que o primeiro registo desta raça data de 1545. A partir deste registo de venda de um exemplar, o percurso desta raça está bem documentado.
Pensa-se que o Spaniel Anão Continental seja descendente da raça de cães que foi levada da Espanha para a China.
No século XVI, a raça estava firmemente estabelecida como o cão de colo favorito da nobreza de Espanha e da França. De fato, tal como Maria, rainha dos escosseses, e o seu king Charles Spaniel, Maria Antonieta, rainha dos franceses, tinha consigo o seu adorado Papillon quando foi para a guilhotina.
Em finais do século XIX, os criadores fraceses e belgas tinham desenvolvido uma variedade de orelhas eretas que apareceu pela primeira vez em exposições na Grã-Bretanha em 1923 e foi reconhecida nos Estados Unidos da América em 1935.
O Epagneul Anão Continental é um cão afável e inteligente. Apesar da sua aparência frágil, é um cão robusto que adora exercícios.
Pode ser muito possessivo com o seu dono e não gosta de estranhos.

GRIFFON NIVERNAIS

O Griffon Nivernais é considerado um dos mais antigos cães de caça franceses. Natural da região que lhe deu nome - Nivernais - remonta provavelmente ao ano 1200 e pensa-se que descende do Gris St Louis, um dos cães preferidos do Rei Luís XI e escolhido també pelo Rei Luís XIV, quase 4 séculos depois.
Inicialmente, foi utilizado para caçar lobos e javalis em matilha, altura em que a caça adquirira uma faceta elitista e a sua realização implicava um conjunto de preparativos, por forma a que se cumprirsse com todo um aparato. Músicos, caçadores, cavalos e largas dezenas destes cães participavam neste quase ritual reservado às classe aristocráticas.
O atual Griffon Nivernais ressurgiu nas regiões Morvan e Nièvre e foi alvo de uma cuidadosa selecção para recuperar os traços do seu caráter independente e os seus desenvolvidos instintos de caça. É hoje utilizado para caça miúda, mas na Grécia, EUA e Canadá (locais para onde são exportados) as suas presas são os ursos.
Aparentemente tímido, este é um cão calmo, bastante independente e corajoso. No terreno de caça, revela-se resistente, devoto ao seu trabalho e com espírito de iniciativa.
Na sua relação com os donos, é um animal afetuoso e sociável, mas dada a sua forte personalidade, nem sempre é obediente. É por isso aconselhável que seja educado desde pequeno a cumprir as regras estipuladas. Com as crianças é extremamente amigo e não é agressivo. Aceita muito bem a presença de outros animais de estimação.

DOGUE CANÁRIO

O Dogue Canário é oriundo das Ilhas Canárias, particularmente Tenerife e Gran Canária. Acredita-se que resulta do cruzamento entre agora extinto Bardino Majero, um cão de quinta indígena do arquipélago, e os molossóides introduzidos na ilha pelos colonos a partir do século XVII. Originalmente estes cães eram mantidos como protectores do gado e das propriedades. Contudo, com o aumento da popularidade das lutas entre cães, o Dogue Canário foi sendo apurado pela sua tenacidade e robustez. O Dogue Canário é um cão dominante que não é indicado para donos inexperientes. Sendo um bom cão de guarda, não gosta de estranhos. É bastante territorial e devido ao seu passado de lutas não se dá bem com outros cães. Contudo, com uma forte socialização consegue conviver com eles. Com a família, o Dogue Canário é um cão dócil e protetor. Calmo e atento, o Dogue Canário é confiante e tem um porte nobre. Muito dedicado, é obediente ao dono, mas mantém sempre a sua independência. Os machos têm entre 60 a 65 cm e devem pesar no mínimo 50 kg. As fêmeas medem 56 a 61 cm e pesam no mínimo 40 kg.

ARIÉGEOIS

O Ariégeois é natural da província francesa Airége, da qual herdou o seu nome, situada a sudeste de França, na fronteira com Espanha. A sua especialidade era a caça miúda (nomeadamente as lebres) que perseguia, quer nas planícies secas, quer nas regiões pedregosas da província. É um caçador ansioso, dotado com um faro apurado, sendo mais leve e pequeno que a maioria dos sabujos. O Ariégeois é um cão com um temperamento calmo, alegre e amigável. É afetuoso com as crianças e normalmente sociável perante presenças estranhas, se bem que existam alguns que aparentam ser mais reservados. Este é um sabujo obediente e inteligente, pelo que o seu treino é uma tarefa fácil e deve ser iniciado desde pequeno, por forma a aprender as regras mais básicas. No terreno, é um caçador nervoso, determinado e concentrado no que faz. É muito fiel ao seu dono, que é capaz de o reconhecer a longas distâncias dado o seu latir profundo. Este cão tem uma esperança média de vida de aproximadamente 13 anos de idade e necessita de ser vigiado já que existem alguns registos de doenças genéticas nesta raça. Como é um animal bastante vigoroso necessita de praticar exercício diariamente. Este cão adapta-se melhor a espaços amplos do que a pequenas casas ou apartamentos. O ideal é que tenha acesso a uma área bem vedada onde se possa movimentar livremente.

CESKY TERRIER

O Cesky Terrier é um cão do tipo Terrier, de pequeno porte, oringários da Checoslováquia.
A raça é fruto do cruzamento entre um Scottish Terrier (ou Terrier Escocês) com um Sealyham Terrier, com o intuito de formar um Terrier adequado para caça nas florestas da Boémia.
Suas pernas são bem curtas, sua cabeça é longa, e possui uma barba espessa, além de bigodes e sombrancelhas.
Sua coloração mais comum é o cinza.
Exemplares da raça costumam ser calmos, silenciosos e menos ativos que outros Terriers.

TERRIER ESCOCÊS

Scottish Terrier ou Terrier Escocês é um cão de origem escocesa conhecido pelo seu forte temperamento.
De aparência robusta, porte pequeno, pernas curtas, patas frontais ligeiramente maiores que as traseiras. Tem o peso aproximado de 8 a 11 kg. As orelhas e a cauda são arqueadas.
Cabeça pequena em relação ao focinho comprido. Sua boca é exageradamente grande em relação ao corpo.
Possui dentes fortes, uma das maiores arcadas das espécies caninas. Pêlo duro, curto nas costas e longo nas laterais - criando espécie de "saia". Pode ser encontrado nas cores preta, bridle e trigo.
É um cão corajoso, temperamental, inteligente e curioso. Excelente senso de humor e carinhoso com os donos.
Aprende com facilidade desde que ensinado com afinco e perseverança, devido ao seu histórico de cão de caça, é excelente caçador, roedor e cava buracos com destreza.

BANDOG


O Bandog é conhecido por muitos como uma raça de cão de origem inglesa, mas tecnicamente ele não é uma raça pura, mas sim, uma denominação genérica a todo cruzamento de mossolóides (categoria de cães que inclui Mastim Napolitano, Mastiff Inglês, Rottweiller), e raças de boiadeiros como Staffordshire Bull Terrier ou o American Pit Bull.
O Bandog é um cão desenvolvido para guarda, proteção e luta.
Há certas responsabilidades em querer se ter um exemplar destes; os cuidados na maneira de criar um Bandog devem ser seguidos a risca para ele se tornar um cão obediente, sociável e de temperamento tolerável.
Seu dono deve ser uma pessoa dominante, porém carinhosa e paciente.
A convivência com crianças não é recomendada.

AFRICANIS

O Africanis é um grupo de cães de origem aborígena e que vivem Sul Africana, ainda não reconhecida oficialmente como raça, apesar da KUSA (Kennel Union of Southern Africa) defender a catalogação do Africanis como uma raça oficial. Suas características não são muito genéricas, eles pode se apresentar de diversas cores diferentes. São de tamanho médio, ligeiramente mais longos do que altos, e possuem um corpo delgadamente construído, ágil e maleável, o que o torna um cão bem veloz. Essa raça é usada por tribos aborígenes, como um auxílio nas caçadas. O verdadeiro Africanis ainda é encontrado hoje nessas áreas tribais, onde as pessoas mantem seu tradicional estilo de vida.

CÃO PELADO PERUANO

Cão Pelado Peruano e também conhecido como Cão Pelado Inca. Este é um cão primitivo pelado de origem controversa. Primeiro acreditava-se que foi uma raça introduzida no Peru por imigrantes chineses por migrações através do estreito de Behring, devido sua semelhança com o Cristado Chinês. Mas depois constatou que sua presença no Peru é bem longíqua, sendo um cão muito apreciado pela nobreza Inca, tendo sido representado, inclusive, em objetos de cerâmica. É uma raça bem antiga, e atualmente é rara até mesmo no próprio país. Seu comportamento caracteriza-se afetuoso e sensível. Como é um cão de interior, teme o frio e o sol. Sua pele fina e lisa deve ser massageada com cremes emolientes (para amolecer a pele).

CAVALIER KING CHARLES SPANIEL

Era o cão de colo da nobreza e inacessível às outras ordens, visto que só a aristocracia se podia dar ao luxo de ter cães que não trabalhavam. O Cavalier King Charles Spaniel é um cão alegre, amistoso e muito pouco dado à timidez. Estas são apenas algumas das qualidades que tornam o convívio com o Cavalier muito fácil e agradável. Com alguma tendência para ladrar, dão bons cães de alerta, mas péssimos cães de guarda, pois recebem bem os estranhos. Descendente de cães de caça, gosta de seguir trilhos e pode perseguir animais mais pequenos, por isso é importante vigiar as primeiras apresentações com gatos. São cães que se adaptam bem à vida em apartamento. Em casas com um pequeno jardim ao qual possam ter acesso durante o dia, sentem-se como reis. O Cavalier King Charles Spaniel é um cão de porte pequeno, que pesa entre 5 e 8 kg. Esta raça não lida bem com temperaturas altas ou com temperaturas baixas. Preferem climas temperados entre os 10 e os 25 graus.

DOGUE ARGENTINO

O Dogue Argentino é uma raça relativamente recente, desenvolvida tal como o nome indica na Argentina, nos anos 20 do século passado, por Antonio Nores Martinez.
Apesar de no ínicio ter sido considerado um cão de luta, o Dogue Argentino revelou-se uma preciosa ajuda na caça.
O Dogue Argentino é um cão leal e companheiro e extremamente protetor da família. Bastante apegado aos donos, gosta da presença de humanos e, apesar do seu tamanho, insiste em sentar-se em cima dos pés ou encostado às pernas da pessoa mais próxima.
Como um bom cão de guarda, suspeita de estranhos até que lhe sejam apresentados pela família, mas, no geral, não é agressivo com pessoas.
Devido ao formato da mandíbula, o Dogue Argentino tem tendência a babar-se, embora não tanto como os cães com peles mais descaídas no maxilar, como é o caso do São Bernardo.

FILA BRASILEIRO

Uma das duas raças nativas do Brasil, surge como resultado do cruzamento de várias raças.
É obediente e dócil com os donos mas desconfiado com estranhos pelo que constitui um guarda magnífico.
O Fila é um cão robusto, forte e maciço, possui também um faro excelente. Adaptável a qualquer clima. É um cão de temperamento forte e marcante pelo que precisa de um dono que seja simultaneamente firme e, principalmente, responsável e consciente.
Também conhecido como Cão de fila, cão onceiro, cabeçudo boiadeiro, mastim brasileiro ou cão de guarda brasileiro são alguns dos muitos dos nomes pelos quais foi conhecido o Fila Brasileiro, a primeira raça brasileira a ser reconhecida internacionalmente pela FCI a partir de 1968.
Precisa de treino e tratamento firme para controlar a sua agressividade.

SHAR PEI

O Shar Pei é uma raça antiga, originária na China.
Por ter a língua azul como o Chow Chow, acredita-se que este tenha contribuído para dar forma ao Shar Pei.
O Shar Pei é um cão amável e um pouco introvertido, sendo no entanto um bom amigo das crianças.
Ótimo cão de guarda, suspeita de estranhos. O Shar Pei é um cão reservado e independente, mas é bastante leal e protetor.
Os cuidados a ter com estes cães dizem respeito à higiene, uma vez que as suas rugas propiciam o aparecimento de infecções e mau cheiro.

SALUKI

Tão antigo como a civilização humana, acredita-se que o Saluki tenha surgido alguns milénios antes do nascimento de Cristo. O nome da raça deriva da cidade de Saluk, que hoje faz parte do território de Yemen. Há quem afirme que as inscrições em pedra feitas no período Somério são de cães desta raça. Mais certo parece ser a adoração dos Egípcios por esta raça, que mumificavam os Salukis tal como faziam com os faraós. Em inscrições que datam de 2100 a.C. encontram-se dois cães com Tutankhamen. Pensa-se que são Salukis.
Para os muçulmanos, os cães são considerado impuros e não lhes é permitido entrar dentro de casa. Contudo, o Saluki é bem-vindo dentro de casa, pois são considerados uma prenda de Deus. Não podem por isso ser vendidos, apenas dados como agradecimento especial. Por ser considerada uma raça à parte, o Saluki não era cruzado com outros cães e manteve assim a sua aparência relativamente inalterada ao longo do tempo.
Reservado, mas meigo com a família, o Saluki não gosta de estranhos. Dão-se bem com crianças mais velhas, desde que devidamente socializados. Não são cães indicados para apartamento.

MASTIM NAPOLITANO

Esta corpulenta e imponente raça teve origem em Itália durante o império romano.
Há alguns registos da sua passagem por terras britânicas seguindo os exércitos de Júlio César que aliás rapidamente descobriu nele a sua bravura e espírito de combate.
O seu tamanho colossal é a grande característica diferenciadora desta raça. Nasce com cerca de 500g e aos dois meses tem já uns surpreendentes 12kg! Atinge o peso máximo por volta dos 3 anos onde precisa comer cerca de 3kg de ração por dia, o dobro de um Rottweiller. Aliada à sua força aparecem a sua valentia e instinto nato para guarda.
Apesar do seu aspecto rude e colossal, o Mastim é um cão pacífico, bastante dócil, corajoso e fiel ao dono.
O mastim é um cão que necessita fazer bastante exercício para manter a boa forma, sendo adequado para a vida em jardim. Se for treinado para tal, é um perfeito guardião da casa.

LULU DA POMERÂNIA

O Lulu da Pomerânia não é uma raça, mas uma variedade do Spitz Alemão, a mais pequena. Na verdade, o Lulu é considerado o cão mais pequeno, tendo em conta o tamanho e peso.
O Lulu da Pomerânia é um cão muito alegre e esperto. Detecta todas as anormalidades na vida da casa e apressa-se a assinalá-las. É um bom cão de alerta, ladrando a estranhos ou a situações novas. Se não for educado, pode desenvolver um ladrar excessivo.
Aprende com facilidade devido à inteligência que o caracteriza. É fiel e muito apreciado como cão de companhia.
Não são os cães ideias para ter com crianças pequenas, pois não toleram abusos. Podem-se tornar imprevisíveis, agitados e nervosos, quando recebem demasiada atenção de crianças. É uma boa companhia para pessoas idosas, são dóceis e apreciam a atenção.
O Lulu solta pêlo durante todo o ano, mas uma a duas vezes por ano renova a pelagem. Nessas alturas, deve intensificar as escovagens, para remover o pêlo solto e prevenir problemas de pele.

CÃO DE CRISTA CHINÊS

Feliz e distraído o Cão de Crista Chinês é extremamente ativo e não consegue resistir à tentação de usar um quarto como circuito de corrida. É contudo encantador, razoavelmente inteligente e benevolente.
Amigável, o Cão de Crista Chinês não é um bom cão de alarme: vê os estranhos com bons olhos e a tendência para ladrar é baixa.
Um dos problemas da raça, juntamente com muitas raças de cães pequenos, é a sua tendência para o nervosismo e ansiedade.
Estes cães tendem a escolher uma pessoa dentro da família a quem se afeiçoam particularmente.
Apesar de ser elegante, o Cão de Crista Chinês tem tendência a engordar, por isso é preciso vigiar a dieta.
Por não terem pêlo, a raça é recomendada para pessoas com alergias a animais.

COOCKER SPANIEL INGLÊS

O Cocker Spaniel Inglês foi levado para os Estados Unidos da América pelos colonos nos séculos XVII e XVIII. Os colonos necessitavam contudo de um cão mais baixo e mais eficaz na caça à codorniz. Até aí, o Cocker Spaniel Inglês era comummente utilizado na caça a galinholas (woodcock, em inglês) que lhe veio a dar o nome. Hoje em dia, o Cocker Spaniel Americano é muito popular no seu país de origem. Tornaram-se apreciados pela habilidade de "levantar" aves para o caçador, pela capacidade em penetrar vegetação densa e pela agilidade ao nadar.
O Cocker Spaniel Americano é um animal vivo, inteligente e brincalhão. Estes cães adaptam-se à vida tanto na cidade como no campo. Vivem felizes num apartamento se tiverem companhia e forem suficientemente exercitados.
Gostam de ladrar, o que faz deles bons cães de alerta. São protectores, mas não são adequados para serem cães de guarda.
Em virtude do seu comprimento, as orelhas estão bastantes vezes em contacto com o chão sujando-se mais que o normal. Esta raça solta muito pêlo que necessita ser escovado todos os dias. A pelagem deve ser aparada frequentemente.

DOBERMANN

Proveniente da Alemanha, este cão foi desenvolvido por Louis Doberman, no estado de Thüringen, nos finais do séc. XIX. O seu criador era um cobrador de impostos e, talvez por esse motivo, quisesse um cão feroz, ágil e bravo que o ajudasse na sua ingrata tarefa e o protegesse dos ladrões.
O Doberman é um cão de tamanho médio, cujo altura na cernelha varia nos machos entre os 65 e os 70 cm e nas fêmeas entre os 60 e os 65 cm. O peso oscila entre os 40 e os 45 Kg, nos machos e, nas fêmeas, entre os 32 a 25 Kg.
O Doberman é um cão com uma personalidade muito forte, que tem a vantagem de ser bastante inteligente, o que permite que seja educado. É claro que a má educação (“categoria” na qual está incluída a estimulação da agressividade) faz com que este animal possa vir a desenvolver aspectos menos positivos na sua personalidade.
O Doberman é um companheiro bastante leal, devoto e fiel ao seu dono. Possui um apurado instinto de proteção do seu território e não necessita de ser treinado como cão de guarda, porque já o é naturalmente.
Os Doberman não devem viver fora de casa. Estes animais sofrem com o frio e detestam a solidão.

WEIMARANER

Tendo origem como cão de caça, o Weimaraner adaptou-se a muitos tipos de trabalho: busca e salvamento, cão de guarda, cão-guia e até mesmo cão-polícia nos EUA e no Reino Unido.
O Weimaraner são cães rápidos e ágeis, mas que se tornam excelentes cães de companhia se forem exercitados convenientemente. São cães afetuosos, sempre prontos para brincar.
Muito protectores e territoriais, fazem bons cães de guarda, mostrando-se desconfiados de estranhos. Não se dão bem com outros cães e devem por isso ser bem socializados desde pequenos.
O Weimaraner não pode ser solto em locais que não estejam adequadamente vedados, pois o seu faro leva-o longe. Devido ao passado de caça, o Weimaraner gosta de ladrar para chamar o dono ou alertá-lo da presença de estranhos.
Devido à sua coloração, relativamente rara nas raças de cães, é também conhecido como "Silver Ghost" ou "Gray Ghost", fantasma prateado ou cinzento.

CÃO TERRA NOVA

O Terra Nova, ou Newfoundland, é originário do noroeste do Canadá da região que lhe dá o nome. O Terra Nova é muitas vezes apelidado do São Bernardo da água, devido à sua fama de resgatar tudo o que cai à água. Mesmo as crianças que saltam para brincar na piscina são salvas contra à vontade. São inúmeros os salvamentos atribuídos a cães desta raça. O Terra Nova era também utilizado como cão de tração, carregando leite, madeira e outros volumes. O Terra Nova é um cão gentil e dócil. Gosta sobretudo de água e de recuperar objectos (busca). É bom cão de guarda e de alerta. Tem um ladrar grave, que usa para dar sinal ao dono. Se sentir que a família está em perigo coloca-se entre o dono e o perigo, como forma de proteção. O Terra Nova é um cão de porte grande. Os machos rondam os 71 cm e os 68kg e as fêmeas têm em média 66cm e 54 kg. O Terra Nova não lida bem com o calor e deve ter sempre acesso a água e sombras.

CÃO DE CANAÃ

A origem desta raça de cães localiza-se em Israel, e resulta do cruzamento dos cães Paria semi-selvagens do Médio Oriente. O Kelev Kanani (ou Cão do Canaã) é assim um cão de linhagem antiga, que acompanhou a história do povo israelita, sendo utilizado como cão guarda.
O passado difícil desta raça ajudou-a a desenvolver algumas características que lhe permitissem assegurar a sobrevivência no deserto. Talvez por isso, a postura vigilante, a astúcia e a capacidade de adaptação a condições extremas, sejam cunhos típicos dos Cães de Canaã.
É-lhe também reconhecido o sentido de lealdade, já que protege a família com empenho, apesar de não ser um cão agressivo por natureza. É, pelo contrário, um cão defensivo, desconfiado perante estranhos (que observa atentamente) e zeloso com o seu território. Por fim, é um cão fácil de ensinar, extremamente devoto, que respeita e protege as crianças.
É um cão que necessita de espaço, pelo que não se adapta bem à vida em apartamento.

YORKSHIRE TERRIER

Também conhecido por Yorkie, esta é uma raça relativamente recente, cuja origem nos transporta para Leeds, Yorkshire e Manchester, no Norte da Inglaterra.
O Yorkshire Terrier foi muito útil durante a Revolução Industrial, já que lhe cabia a tarefa de caçar os indesejáveis ratos das minas de carvão.
Estes pequenos caçadores são extremamente ativos, dóceis e cheios de personalidade. Possuem os traços típicos de um caçador, já que são corajosos (são ótimos para alertar a chegada de pessoas estranhas) e um pouco obstinados.
Na sua relação com a família, necessitam de receber muita atenção e dão-se melhor com os mais velhos do que com as crianças muito pequenas.
Esta raça tem uma esperança média de vida que varia entre os 9 e 15 anos de idade. Prefere os climas moderados a quentes e não está adaptado para viver fora de casa.

BICHON FRISÉ

A palavra Bichon é frequentemente utilizada para descrever pequenos cães brancos.
Não há certeza acerca da sua origem mas é reconhecido como uma raça franco-belga.
É um cão extremamente ativo, simpático, divertido, amistoso, expansivo, muito sociável mesmo com pessoas estranhas e outros cães, alegre, sempre a tentar agradar ao dono e a estar perto dele, meigo, robusto, vivo, de temperamento estável, com movimentação elegante, estilo e ar de dignidade e inteligência, com porte majestoso. O seu temperamento excepcional faz dele um cão ideal para famílias com crianças.
É também muito usado em terapias humanas que envolvem a presença de animais já que o seu tamanho e aspecto contribuem favoravelmente no relacionamento com os doentes, que se sentem estimulados pela sua docilidade.
O Bichon tem tendência para engordar e por isso a sua alimentação deve ser bastante bem orientada pelo veterinário.
A raça não se dá bem em temperaturas elevadas, e o ar condicionado tende a fazer o pêlo do animal cair. Em regiões quentes, aconselha-se que o cão fique em ambientes frescos (pode-se usar ventilador), ou em lugares com muitas sombras e com boa ventilação natural.

CÃO DA SERRA DE AIRES

O Cão da Serra de Aires é natural de Portugal e pode ser encontrado na região da serra que lhe deu o nome.
O Cão de Serra de Aires era utilizado para conduzir e pastorear pelas planícies do Ribatejo e Alentejo vários tipos de animais, desde ovelhas, cabras, porcos, cavalos, vacas, entre outros. Adaptado ao frio cerrado do Inverno e ao calor tórrido do Verão, o Cão de Serra de Aires tornou-se na companhia dos pastores pobres da localidade.
O Cão da Serra de Aires é protetor, fiel e afetuoso. Devido ao instinto de pastor, tende a pastorear os membros da família. É paciente com crianças, mas não o deve deixar junto destas sem supervisão de adultos. Como cão territorial, é um cão de guarda.
Apesar de serem cães de Serra, adaptam-se bem ao ambiente urbano, desde que sejam suficientemente exercitados. O pêlo do Cão da Serra de Aires deve ser escovado duas vezes por semana, para impedir que fique crespo.

BULL TERRIER

O aparecimento do “gladiador da raça canina” remonta a 1830, altura em que foi cruzado um Bulldog com um Old English Terrier, dos quais herdou, para além da influência genética, o nome: Bull Terrier.
Esta estirpe foi inicialmente utilizada para a luta de touros (bull bating) que foi proibida na Inglaterra, por volta de 1835. Os Bull Terriers passaram a participar nas lutas de cães, altura em que a sua reputação atingiu o auge, já que se dizia que eram capazes de morrer na arena só para agradar o seu dono. Quando estas lutas foram proibidas, a raça passou a ser confinada aos ringues de exposição, sendo ainda utilizada como cão de guarda, caçadores de ratos e guardador de rebanhos.
O Bull Terrier é hoje um animal de estimação fiel e devoto ao seu dono.
A sua fina inteligência aliada à sua forte personalidade (por vezes um pouco obstinada) leva a que estes cães não sejam aconselhados a donos sem experiência.
Estes animais preferem climas moderados a quentes e adaptam-se bem a viver em espaços menos amplos. São ainda bons apreciadores dos petiscos, o que torna necessária alguma vigilância ao seu peso.

POODLE MÉDIO

Originariamente utilizado para caça na água, de onde lhe vem o nome, esta raça seleccionada na Alemanha parece descender do quase extinto cão de água francês (Barbet). Normalmente o Caniche, entre nós mais conhecido por Poodle, é tosquiado, o que lhe confere um porte bastante altivo e digno.
O temperamento do Poodle varia conforme o tamanho. Os caniches de maior porte tendem a ser mais calmos do que os mais pequenos. O Caniche médio tem a energia dos mais pequenos, mas não tem algumas das atitudes mais imprevisíveis dos mais baixos.
O Poodle médio é um cão afetuoso, brincalhão e protetor da família.
Ele não necessita de muito exercício. Um passeio diário mais longo serve para gastar as energias. Por isso, adapta-se bem à vida em apartamento.

BULLDOGUE INGLÊS

Recuando no passado, o Bulldog Inglês descende dos antigos Mastins asiáticos que foram introduzidos na Europa pelos Fenícios, por volta do séc. VI.a.C. Estes cães, foram utilizados na guerra e nos exercícios corporais ao ar livre no coliseu na época romana. Apesar do passado desta raça ser pautado com algum grau de violência, há que salientar que o Bulldog hoje é um cão fiel, paciente, que gosta de crianças e se sabe controlar muito bem. Raramente perde a paciência ou se exalta com algo, o que se adequa a crianças.
O Bulldog Inglês é um animal de estatura pequena, com um peso que varia nos machos, entre os 22.7 a 25 Kg e, nas fêmeas, entre os 18 a 22,7 Kg.
A reprodução do Bulldog Inglês não é fácil. Os principais problemas advêm da anatomia e fisiologia da raça, o que constitui uma verdadeira barreira no sucesso da procriação da raça. Sendo um animal pesado e encorpado, o macho apresenta dificuldades em cobrir a fêmea, tornando o acasalamento difícil.
O parto é também difícil devido à anca estreita das fêmeas e à cabeça larga dos bebés, característica da raça. Por isso, é elevado o número de partos que tem de ser realizado por cesariana e parece ser relativamente escassa a possibilidade de a mãe dar a luz uma ninhada sem intervenção de um veterinário.

BORDER COLLIE

Considerada a raça mais inteligente do mundo, o Border Collie é o cão de pastor mais popular na Grã-Bretanha e Irlanda.
O Border Collie é um cão com grande potencial, desde que seja devidamente aproveitado.
O Border Collie não é fácil, sobretudo na cidade. A sua necessidade de desempenhar uma função, especificamente a de pastorear, é muito aguçada e se o cão não for orientado pelo dono, ele próprio desenvolve o seu trabalho, seja pastorear os membros da casa, as sombras na parede e nos piores casos, adotar comportamentos destrutivos.
O Border Collie tem uma fonte de energia inesgotável. As necessidades de exercício e estimulação intelectual são altas. Menos de duas horas de exercício por dia é inaceitável para o Border Collie.
A pelagem do Border Collie necessita de manutenção bissemanal. Os cães largam bastante pêlo.
Como são animais de campo, a pelagem deve ser frequentemente inspecionada para garantir que não haja pulgas.
É bastante afetuoso e leal, seguindo o dono em qualquer tarefa.

BLACK AND TAN COONHOUND

O Black and tan Coonhound é originário dos EUA e pertence à família dos Hound, classificação atribuída à generalidade de cães de caça, de visão e cães que perseguem as presas fazendo uso do olfato.
O Black and Tan Coonhound ficou conhecido pela ajuda que prestava na caça dos guaxinins. Diz-se que o Black and Tan Coonhound perseguia-os ao ponto de os obrigar a subir uma árvore, o que facilitava a caça ao seu dono. Também se sabe que foram utilizados pelos índios e soldados americanos no séc XVIII.
Este é um cão inteligente, corajoso e algo independente, o que aliado ao seu instinto de caça e forte caráter, molda um companheiro notável para esta atividade.
São amigos das crianças, apesar de não ficarem propriamente radiantes de energia com as brincadeiras que estas lhes propõe e perante estranhos, são reservados.
Uma das características mais curiosas destes cães é o seu latir “personalizado”, já que se diz que cada um tem uma sonoridade diferente, ao ponto de muitos donos reconhecerem o seu cão pela forma de ladrar.
A esperança média de vida deste cão ronda os 12 anos de idade e é considerado genericamente saudável.

BORZOI

O Borzoi nasce do cruzamento de hounds arábes importados para a Rússia e cães locais.
De constituição elegante e apropriada à velocidade este belíssimo hound era tradicionalmente utilizado para perseguir as lebres, os lobos e as raposas. Isto exigia não só bom andamento mas também inteligência e grande coragem por parte do cão.
O Borzoi é um animal calmo, mas que reage de forma intempestiva quando avista presas ao longe.
Independentes, são contudo apegados à família. Não são cães de guarda nem de alarme, pois raramente ladram. São cães sensíveis que não toleram estar constantemente incomodados, não sendo por isso, uma boa escolha para famílias com crianças pequenas.
O Borzoi é um cão extremamente inteligente que se cansa rapidamente do treino repetitivo. Apesar de obediente, necessita de um treino que o estimule sobretudo mentalmente.

BRACO ALEMÃO

De origem alemã, o Braco Alemão de pêlo curto é conhecido na sua terra natal por Deutscher Kuurzhaariger Vorstehhund ou, simplesmente por Deutscher Kurzhaar.
Os Bracos Alemães de Pêlo Curto são excelentes cães de família e de tiro. Em casa, são alegres, altamente energéticos e apreciam a companhia dos seus donos. Como não lidam bem com a solidão, estes animais são uma companhia sempre presente, que necessitam de atenção e adoram participar nas mais diferentes atividades ou jogos que lhes são propostos.
Na sua relação com as crianças são amigos e brincalhões, mas é sempre aconselhável que sejam supervisionados.
O Braco Alemão tem uma esperança média de vida que oscila entre os 12 a 15 anos.
Estes cães são exigentes em espaço e actividade. O ideal é que disponha de uma área cercada na qual possam estar livremente. Vivam ou não fora de casa, a prática de exercício físico é extremamente importante, não só para a sua condição física, como também para o seu bem estar psicológico.

BOERBOEL

O Boerboel é um cão poderoso, originário da África do Sul, onde começou por desempenhar o papel de guardião de propriedades.
O Boerboel é um cão de guarda: protetor da família e da propriedade, encara os estranhos com desconfiança e pode tornar-se agressivo caso sinta que a sua família esteja sob ameaça.
O Boerboel é bastante dependente dos donos, gosta da atenção e companhia da família. Não tolera a solidão e se deixado sozinho em casa durante longas horas, pode-se tornar destrutivo. É bastante brincalhão e dá-se bem com crianças, mas tal como qualquer outro cão, nunca deve ser deixado sozinho com estas.
Pode dar-se bem com outros cães, desde que habituado a eles desde pequeno.
O Boerboel é um cão bastante ativo e pode não se dar bem num apartamento. O ideal seria ter um jardim de tamanho médio/grande para poder correr livremente.
Apesar da pelagem curta, o Boerboel solta bastante pêlo.

BLOODHOUND

O Bloodhound é uma raça antiga, popular devido ao seu apurado olfato e olhar meigo.
O olfato implacável do Bloodhound, tornou-o num extraordinário perseguidor de pistas e seguidor e rastos, mesmo com vários dias de existência, tendo sido inclusivamente utilizado na busca de pessoas. Ainda hoje é utilizado na busca e salvamento e integrado na forças policiais segue rastos de fugitivos das cadeias, procura crianças desaparecidas, entre outros.
Meigo e afectuoso, o Bloodhound é um excelente cão de companhia. Devido ao seu grande porte, não deve ser contudo deixado sem supervisão junto de crianças, apesar de serem extremamente pacientes e tolerarem os abusos dos mais novos. São de fato, uma das melhores raças para conviver com crianças. Devido à sua dedicação para com a família, não gostam de ser deixados sozinhos.
O Bloodhound tem um dos melhores narizes caninos. Seleccionado para detectar os aromas mais pálidos, esta raça segue todo e qualquer cheiro que lhe pareça interessante. São distraídos e não devem ser soltos, pois perdem-se facilmente a seguir um rastro e não obedecem aos donos quando se encontram demasiado ocupados a seguir pistas. Existem cães que são capazes de seguir uma pista durante dezenas de quilômetros.
Devido ao seu apurado nariz, as indicações dadas por um Bloodhound são admitidas em tribunal. Existe mesmo quem afirme que um Bloodhound já foi responsável por cerca de 600 condenações.
O Bloodhound é um cão com uma esperança média de vida curta.

AIREDALE TERRIER

O Airedale Terrier pertence a uma família numerosa, composta por mais de vinte variedades de Terriers, quase todas utilizadas na caça e algumas, na luta de cães e/ou touros.
O Airedale é o maior membro desta classe. Originário da Grã-Bretanha, pouco se sabe acerca do seu aparecimento. Pensa-se que surgiu no Vale do Aire, em Yorkshire, sendo originalmente conhecido por Waterside Terrier ou por Bingley Terrier.
O Airedale Terrier foi particularmente cobiçado para a caça aos ratos, texugos e lontras, tendo-se ainda revelado um talentoso retriever de patos. Capaz de nadar, farejar e perseguir a caça, este cão tornou-se particularmente popular pela sua agilidade e rapidez de aprendizagem.
O Airedale Terrier é um cão com uma personalidade forte e de muitas faces. O primeiro aspecto a ter em conta, passa pela sua educação e socialização enquanto novo, já que, se for submetido a estas, provavelmente conseguirá obter uma companhia realmente completa e amiga.
Na sua relação com os donos, são leais, dóceis e devotos, mas podem desobedecer se não forem educados. São bons amigos das crianças e possuem uma forma de estar extrovertido e alegre, pelo que aceitam com relativa facilidade a companhia de pessoas fora do seu círculo familiar. Podem igualmente aceitar outros animais de estimação, se forem desde cedo habituados a viver com estes.
Este é um cão de porte grande, cujo tamanho varia nos machos entre os 58 e 61 cm e nas fêmeas entre os 56 e 59cm. O seu peso oscila entre os 20 e 23Kg.
Estes cães possuem uma esperança média de vida que pode alcançar os 15 anos de idade.
A manutenção sua pelagem é algo exigente, já que carece de ser escovada diariamente e tosquiada por um profissional, duas vezes por ano (na altura da muda de pêlo). A barba deve ser lavada diariamente para se manter limpa.

BEARDED COLLIE

Durante centenas de anos, o Bearded Collie foi usado como pastor de rebanhos e gado.
Adora brincar e ser estimulado com jogos ou atividades. É meigo e um saltador e corredor por excelência. Tem grande resistência física e instinto protetor para com os donos, adotando-os como o seu "rebanho". São ótimos com as crianças e muito sociáveis e populares junto das pessoas.
O Bearded Collie exige bastante manutenção devido à pelagem longa. Alguns donos preferem tosquiar o pêlo mantendo o corte dos cachorros, para que a escovagem seja mais fácil. Este cão deve ser escovado todos os dias.
Esta raça solta bastante pêlo.
O banho só deve ser dado em casos excepcionais, pois a água danifica a camada oleosa que protege a pele do cão.

BEAGLE

O Beagle é um ScentHound de pequena estatura, tradicionalmente utilizado na caça à lebre.
O Beagle é um cão alegre, de espírito vivo e brincalhão. É uma ótima companhia para crianças, um dos melhores cães para os mais pequenos, pois mostra-se bastante paciente perante os seus abusos.
São cães de matilha, que gostam de dividir a casa com outros cães. Já com outros animais mais pequenos é necessário alguma precaução, pois os seus instintos de caça afloram quando vêem gatos, coelhos, entre outros.
O Beagle é bastante apegado à família e não gosta de ficar sozinho. Neste caso, o melhor é arranjar-lhe companhia.
O Beagle pode ser mantido num apartamento, mas, idealmente, deveria ter acesso a um jardim onde poderia correr. Como é bastante ativo em casa, uma caminhada diária a bom ritmo, acompanhada de brincadeiras, é suficiente para manter o cão em forma.
O Beagle tem alguma tendência a engordar se não for suficientemente exercitado. O excesso de peso provoca problemas nas articulações e costas.

HOVAWART

O atual Hovawart surgiu nos finais do séc.XIX, pela mão de Kurt Konig. Este zoologista estava então interessado numa antiga raça que existiu durante a Idade Média e que foi utilizada para proteger os territórios, castelos e o gado: os Hofewart (significa cães de guarda).
Estes eram muito requisitados pela corte, conforme se pode constatar em várias pinturas desse tempo. Não se sabe o motivo da sua extinção, apenas que, após a Primeira Guerra Mundial, aquele zoologista relevou-se um entusiasta da sua recuperação, reunindo os esforços e pessoas para ser bem sucedido.
Apoiou-se em registos e desenhos da época, por forma a localizar os cães necessários para efetuar o cruzamento selectivo que lhe permitisse recuperar a raça. Crê-se que contribuíram para o apuramento do Hovawart, os cães de Herz e Odenwald, os Kuvasz, Leonberguer, Cão da Montanha de Bernes, entre outros.
Os Hovawart são cães obedientes, calmos e afetuosos para com os seus donos. Instintivamente protegem a família e o seu território, apesar de não serem facilmente provocados, já que possuem uma postura naturalmente calma, atenta e corajosa.
No seio familiar, são animais com um carácter estável, que desenvolvem uma ótima relação com as crianças e recebem as visitas de forma cordial.
Os Hovawart são cães de porte médio, com um corpo mais comprido que a altura na cernelha. Esta última, pode atingir, nos machos, os 70 cm e, nas fêmeas, os 65 cm. O peso oscila entre os 30 e os 40 Kg nos machos e entre os 25 e os 35 Kg nas fêmeas.
Dotado com uma esperança média de vida entre os 10 e os 14 anos, os Hovawart são considerados animais saudáveis.

BEDLINGTON TERRIER

O Bedlington Terrier tem a aparência de um cordeiro, com pêlo lanoso e encaracolado. Estes cães apresentam uma forma corporal que não é comum para um Terrier, sendo a sua constituição mais parecida com a de um Greyhound ou Whippet, o que lhe permite correr a grandes velocidades. Tem uma cabeça estreita, parecida com uma pêra e pernas longas.
O Bedlington é um cão leal ao seu dono, muito enérgico e alegre. Não é muito sociável, pois é necessário treino para que consiga viver em conjunto com os outros animais e com pessoas estranhas.

BICHON MALTÊS

Proveniente da Ilha de Malta onde o Bichon Maltês era venerado pela população que construía túmulos em honra dos seus fiéis companheiros.
O Bichon Maltês é um cão de companhia que devido ao seu pequeno tamanho passou a ser o cão de colo da elite das sociedades.
O Maltês tem a excelente característica de adaptar-se e copiar o ritmo de vida do dono. Se o dono é bastante activo o Maltês também o será, porém se for calmo o Maltês adopta um comportamento tranquilo.
De espírito vivo e garganta afinada, o Maltês é um bom cão de alarme. Dedicado à família, gosta de atenção e de ser afagado.
O Bichon Maltês vive bem num apartamento e não necessita de um pátio desde que seja suficientemente exercitado.
O Bichon Maltês não solta pêlo e por isso é recomendado a pessoas com alergias.

BASSET HOUND

O Basset Hound é um cão de caça de linhagem antiga com um ar melancólico, mas uma personalidade viva.
A palavras francesa “Basset” deriva de “bas”, que significa “baixo”. Na altura, todos os cães de caça patas curtas eram apelidados de Basset.
Excelente companheiro, o Basset Hound é muito fiel ao dono e muito carinhoso com todas as pessoas. Não gostam de ser deixados sozinhos e desenvolvem comportamentos destrutivos se deixados fechados durante longas horas.
O Basset Hound dá-se bem com outros animais, cães e gatos. É uma boa escolha para cão de família, visto que se dá com crianças.

MALAMUTE DO ALASKA

Com origem na região meteorologicamente mais árdua, no norte do continente americano, o Alaskan Malamute adotou o nome da tribo de esquimós que o tinha como fiel companheiro, os Malhemut. O Alaskan Malamute era utilizado para transporte de mercadorias entre as várias localidades. Atado a um trenó transportava os bens deste povo nômade para que conseguissem sobreviver num ambiente tão hostil como o Alaska.
Muito forte e incansável, esta raça não é caracterizada pela sua velocidade mas antes pela sua resistência e perseverança.
O Alaskan Malamute é um cão de grande porte, de corpo musculoso e de aspecto um pouco selvagem fazendo lembrar um lobo.
Apesar desse aspecto de lobo, o Alaskan Malamute é muito afetuoso com a sua família. Dentro da sua “matilha humana” não escolhe preferidos e está sempre pronto para brincar com qualquer membro.
É cão inteligente e bastante independente. Esta característica faz com que seja mais difícil de treinar.
O Alaskan Malamute não é o cão ideal para apartamentos e sentem-se mais felizes com acesso a uma área exterior com dimensões consideráveis. São relativamente ativos dentro de casa mas necessitam de caminhadas diárias longas e pelo menos uma hora de exercício mais intenso por dia.

PUMI

O Pumi é originário da Hungria e descende do cruzamento entre o Puli Húngaro e cães pastores franceses e alemães, no séc XVII.
Foi utilizado não só para arrebanhar ovelhas, mas também para acompanhar o gado e caçar pequenos ruminantes.
O Pumi é um cão alegre, rápido e sagaz, que aprende com facilidade. É leal ao seu dono e lida bem com as crianças, apesar de ser necessário algum cuidado pois pode mordiscar. É um cão barulhento, que está sempre em alerta, sendo por isso um bom cão de guarda.
O corpo do Pumi é quadrado, dotado com um dorso e lombo curtos e membros fortes. As patas de gato conferem-lhe uma movimentação ligeira e veloz.
O Pumi tem uma esperança média de vida que pode alcançar os 13 anos.

WATER SPANIEL IRLANDÊS

Este é um cão de porte médio, cuja altura varia, nos machos, entre os 53 cm e os 60 cm e, nas fêmeas, entre os 51 cm e os 58cm. O seu peso oscila entre os 20,2 Kg e os 26 Kg.
A sua pelagem é formada por anéis densos, que são mais abundantes nas patas e poupa.
O Water Spaniel Irlandês é um cão inteligente e dócil no seio familiar. É um bom amigo das crianças, muito brincalhão e alegre. Gosta de agradar os membros da família, mas normalmente elege o seu dono.
Convém que seja socializado desde pequeno, por forma a não reagir mal a presenças estranhas.
Como cão de tiro, é dotado com um excelente faro, o que aliado à sua inteligência e concentração, faz da recuperação de aves uma tarefa fácil.
O Water Spaniel Irlandês tem uma esperança média de vida entre os 10 e os 14 anos e é considerado um cão normalmente saudável.

SCHNAUZER MINIATURA

A palavra Schnauzer significa focinho em alemão. Proveniente da Alemanha, o Schnauzer Miniatura tem duas raças suas parentes: o Schnauzer Médio e o Schnauzer Gigante. Não há certezas quanto à origem da raça mas crê-se que esta tenha surgido de cruzamentos entre o Schnauzer médio, o Poodle preto e o Affenpinscher. A sua aparência divertida, contudo elegante expressa por uma barba densa e espessa, bigodes ligeiramente duros e sobrancelhas longas e revoltas. De grande vivacidade, dinâmico, empreendedor, curioso, brincalhão, afectuoso, gosta de saltar, correr e até nadar. Fiel, inteligente, de fácil treino, atento, corajoso, valente, bom defensor pessoal. Os Schnauzers são geralmente cães asseados e saudáveis, que não exigem muitos cuidados.

BOXER

Apesar do nome “Boxer” soar a inglês, o Deutscher Boxer é originário da Alemanha. Pensa-se que o nome desta raça vem da forma como investe contra as presas, apoiando-se nas patas de trás e levantando as patas da frente, gesticulando, similar ao jogo de mãos de um pugilista, dito tanto em inglês como em alemão: “boxer”. Outra corrente defende que o nome “Boxer” deriva da palavra alemã “boxl”, nome dado aos cães que trabalhavam em matadouros. Estes cães, também conhecidos como Buldogues Alemães, eram utilizados na caça ao javali e veado na Alemanha e Terras Altas. O Boxer tem um amadurecimento tardio, o que o torna ativo e brincalhão durante longos anos. O cão torna-se adulto por volta dos 2 anos, 2 anos e meio. Devido à sua lealdade e vontade de agradar é fácil de treinar. É algo teimoso, por isso os donos devem usar o reforço positivo na sua educação. A sua desconfiança em relação a estranhos exige uma forte socialização. Esta raça tolera cães pequenos e mesmo gatos, se for habituado com eles desde pequenos, mas tende a reagir agressivamente com outros cães de porte médio ou maior, sobretudo se forem do mesmo sexo.

ALANO ESPANHOL

O Alano Espanhol é originário da Península Ibérica. Devido à alterações dos hábitos das sociedades a raça foi desaparecendo, tendo ficado reduzida a apenas alguns exemplares numa região montanhosa do norte de Espanha denominada “Encartaciones”. Perante esta situação de quase extinção um grupo de entusiastas da raça na década de noventa iniciou um processo de recuperação e não de reconstrução da mesma, ou seja não foi utilizado sangue de outra raça. O Alano Espanhol é um cão de presa, bem proporcionado e rústico. É um cão de desenvolvimento psicológico muito lento, não atingindo a maturidade antes dos 4 anos. Cão de trabalho incansável e muito atlético, capaz de suportar com grande sofrimento os pesados castigos físicos impostos pelos javalis. Alguns exemplares conseguem saltar muros e vedações com 2 metros. O Alano Espanhol é um cão com um bom carácter, grande coragem e nobreza.

BASSET OU BAIXOTE

Baixote é o nome português do Dachshund, nome original da raça alemã, ou Teckel, como lhe chamam os ingleses. Popularmente, o Baixote é conhecido como Salsicha, devido ao comprimento do corpo e talvez cor da pelagem. O Baixote é um cão que conquista pela sua aparência, mas também pela sua personalidade. É um cão vivo e brincalhão, ao ponto de ser cómico. Como cão utilizado na caça, é corajoso, orgulhoso e tenaz. Gosta de ladrar, hábito que usava para chamar o caçador ou repelir a presa da sua toca. A sua voz é surpreendentemente alta para um cão do seu tamanho. Teimoso, não é fácil treiná-lo. São contudo afetuosos e protetores.

AFGHAN HOUND

Nativo do Afeganistão desde o século XVII, uma raça de cachorro chamada tazi afegão, galgo afegão e por nós aqui conhecida como: Afghan Hound. O Afghan Hound tem uma aparência elegante, nobre de olhar meigo e, cuja pelagem sedosa e longa, antes usada para sua defesa depois de endurecida, predadores felinos não conseguiam feri-lo, funcionava como uma couraça, claro que esta pelagem foi conquistada de 50 anos para cá depois de exaustivo critério de seleção. É um cão extremamente veloz (62 a 68 km/h), precisa de muito exercício, podendo até ser criado em apartamento, na condição de seus donos serem pessoas ativas proporcionando-lhe passeios longos. Obediente de fácil adestramento, sociável com pessoas conhecidas (família), não tendo preferência por estranhos. Tolera crianças acima de 4 anos.

PUG

Tanto a origem como a ascendência do Pug são controversas. Existem várias teorias sobre a antiguidade da raça. Algumas referem o século 400 a.C. como data de aparecimento da raça, mas outras vão mais longe e colocam-no como cão de colo dos imperadores chineses durante a dinastia Shang, entre 1600 e 1046 a.C.
Acredita-se que o nome “Pug” derive do latim “pugnus”, que quer dizer “punho”, mas existe quem defenda que o nome deriva dos saguis “Pug”, macacos que eram mantidos como animais de estimação.
O Pug é um cão fiel, brincalhão e bastante afetuoso com o dono. Torna-se facilmente num companheiro inseparável, na verdade, acompanha-o para todo o lado, mesmo sem ser convidado. Este animal não suporta ficar sozinho e pode tornar-se ansioso ou entrar em stress.
Apesar de ser entroncado e de nariz achatado, o Pug tem uma expressão bastante amigável. Está sempre bem disposto e com imensa vontade de brincar e receber mimos.
O Pug é um cão de porte muito pequeno. Deve pesar entre 6,3 e 8,1 Kg.
Propensos à obesidade, a dieta destes cães deve ser vigiada de perto pelos donos.
As rugas do focinho devem estar sempre secas e limpas, caso contrário podem originar problemas de pele. Os olhos que devem ser limpos periodicamente.

PEQUINÊS

É um cão pequeno, bem quilibrado e valente. o seu aspecto é leonino, é independente e é capaz de defender-se. O peso do Pequinês fica entre os 2 e 8 kg.Os olhos do Pequinês são grandes, cristalinos, de cor escura e brilhante, levemente proeminentes e redondos. As orelhas, em forma de coração, são providas com longas franjas. O pescoço é um pouco curto e grosso. O tronco é curto, mas com tórax amplo.A cauda é de inserção alta, posição rígida, levemente curva sobre o dorso,com franjas abundantes. Sua pelagem é longa e reta, com crina abundante que se estende atrás dos ombros, formando uma espécie de coleira ao redor do pescoço. O pêlo de cobertura é basto, com franjas abundantes nas orelhas, nos membros, nas coxas, na cauda e nos pés. Todas as cores e manchas são admitidas, e apreciadas igualmente, com excessão do albino e da cor de fígado. Os exemplares multicolores apresentam manchas bem definidas.

PODENGO IBICENCO

Natural de Ibiza, o Podengo Ibicenco é igualmente conhecido pelo nome Ibizan Hound ou ca Eivessenc. Não se sabe ao certo qual a data da sua origem, mas os artefatos egípcios encontrados nos túmulos dos faraós, e as gravuras descobertas nas paredes das pirâmides, assemelham-se muito ao Podengo Ibicenco. A alguns historiadores são da opinião que este cão é o “Anubis”, “O Cão de Guarda dos Mortos”, representado numa estátua encontrada no túmulo do Tutankhamon, em 1922. De fato, ou esta é uma linhagem ancestral que gozou de particular prestígio, ou descendeu do Pharaod Hound, ou Cão dos Faraós.
Este atlético cão mede entre 59-69cm (machos) no fio do lombo e entre 56 e os 65 cm (fêmeas), e o seu peso ronda os 22,7 kg, nos machos e cerca de 20,2 kg nas fêmeas.
Este é um cão de companhia dócil, amigo das crianças, e muito obediente aos seus donos. São cães limpos, calmos e gentis que apreciam muito a companhia da família e necessitam de ser integrados nela.
Possuem uma audição sensível e reagem mal a tons de voz severos, porque não têm uma natureza agressiva. Perante estranhos são reservados, pelo que é aconselhável que durante o seu crescimento sejam socializados o mais possível por forma a perderem esta “timidez”.
Este cão tem uma esperança média de via notável, que pode alcançar os 17 anos de idade.

VOLPINO ITALIANO

Um dos descendentes dos Spitz europeus existentes na região central da Itália desde a Idade do Bronze. Criado desde os tempos mais remotos, é muito apreciado em virtude do seu instinto de guarda. Fisicamente, assemelha-se ao Spitz alemão e ao Lulu da Pomerânia. Era o cão de Miguel ângelo. Este animal tanto era adulado nos palácios senhoriais como o companheiro favorito dos condutores de charretes da Toscânia e de Latium.
Vivo, alegre, divertido, possui uma personalidade bem vincada. Afetuoso, é um bom companheiro para as crianças. Desconfiado em relação a estranhos, ladra muito. É um guardião de confiança. Requer uma educação firme.
O macho varia entre 27 e 30 cm e a fêmea entre 25 e 28 cm.

WHIPPET

O Whippet é um galgo inglês de porte mais pequeno do que o Greyhound. É uma das raças de cães mais rápidas, atingindo uns vertiginosos 65 km/h. Chegam a bater o Greyhound em curtas distâncias, mas se derem ao Greyhound tempo suficiente, este bate o Whippet em resistência e velocidade máxima.
O Whippet tinha na altura como papel principal a caça de lebres, mas com a revolução industrial, o panorama alterou-se. Os camponeses migraram para as cidades e levaram consigo os cães que possuíam. Entre várias raças, estava o Whippet, caçador de lebres. Na cidade, a utilidade do Whippet era pouca. Cedo os operários começaram a fazer corridas com os seus cães, quando perceberam que o Whippet perseguia com a mesma determinação uma lebre falsa e uma verdadeira. As corridas eram de pequeno curso, feitas na rua, onde homens marcavam um circuito com as ferramentas que tinham à mão. As corridas eram acompanhadas de apostas.
O Whippet passou então a ser conhecido como o Greyhound dos pobres, uma vez que estes operários não tinham dinheiro para comprar aquele que se considerava na altura o verdadeiro cão de corrida, o Greyhound.
O Whippet é um cão calmo e gentil. Devido à sua independência, os donos não conseguem ter controle completo sobre o Whippet.
O Whippet dá-se bem com outros cães, mas vê os gatos como presas. É um bom cão de alerta, ladrando a estranhos.
Estes cães, como anteriormente referido, além de não terem subpêlo, não possuem também camada adiposa como as outras raças, logo são mais sensíveis ao tempo frio e à humidade, necessitando de agasalhos no Inverno.
A pele fina do Whippet é bastante sensível e propensa a alergias.

SHHI- TZU OU LION DOG

As origens do Shih Tzu estão envoltas em mistério. Sabemos que este pequeno é originário do Tibete e que é uma raça bastante antiga, que existe provavelmente antes da Era Moderna. Contudo os primeiros registos deste cão datam já do século XVII, altura em que foram introduzidos na corte Chinesa. Alguns exemplares foram doados ao imperador e passaram a ser uma das poucas raças que habitavam a Cidade Sagrada, residência oficial da família do imperador.
O Shih Tzu é um cão que gosta bastante da companhia dos humanos. Bastante fiel, gosta de passear no colo dos donos.
O Shih Tzu é o cão ideal para apartamento. Relativamente activo em casa, necessita de pouco exercício no exterior.
Sendo braquicéfalo (crânio largo) e de focinho achatado, estes cães não lidam bem com o calor e têm frequentemente problemas respiratórios. Devido a esta forma do focinho, têm tendência a ter problemas oculares devido à pestanas que curvam para dentro do olho, causando irritação.
O Shih Tzu tem tendência a engordar, o que deve ser contrariando, através do controle da dieta.
Os olhos também exigem alguma manutenção, sobretudo porque há tendência para desenvolverem um excesso de lágrima que mancha o pêlo.

KEESHOUND

O nome Keeshond foi atribuído a esta raça, porque por volta do século XVIII, o líder dos rebeldes holandeses, de nome Cornelius (kees) de Gyselaer, se fazia acompanhar por um cão desta raça. Quando a Casa de Orange subiu ao poder, a raça caiu em desgraça por estar ligada aos rebeldes, o que a levou à quase extinção.
Ousado e sempre alerta, com marcante tendência de guarda marcam a disposição do Keeshond. Estes cães são amigáveis e extrovertidos tanto com pessoas como com animais. Inteligentes, os Keeshond não são nem tímidos nem agressivos. Esta raça cheia de personalidade é brincalhona, enérgica e adora todos os membros da família.

JACK RUSSEL TERRIER

O Jack Russel Terrier foi desenvolvido no século XIX. A raça foi nomeada a partir do reverendo John Russel, Jack é o diminutivo de John, que desenvolveu uma linha de cães para a caça de raposa. O inglês tinha como objectivo criar um cão elegante e com uma menor agressividade face à presa, capaz de perseguir as raposas na sua toca, mas sem as matar. Ao longo do tempo, o Jack Russel Terrier passou também a ser um cão apenas de companhia, apesar de manter muito vivo o seu instinto de caça. O Jack Russel Terrier é um vivo, alerta e ativo. Afectuosos e amigáveis, gostam da atenção dos donos. Podem conviver com crianças mais crescidas, mas tendem a responder com agressividade quando provocados. Esta raça é atlética, corajosa e destemida. Na rua, não teme os cães de maior porte e costuma provocá-los. Daí que a socialização seja muito importante. Bastante vocal, não deve ser encorajado a ladrar. Devido a esta característica, é um bom cão de alerta. Apesar do pequeno tamanho, estes cães não são indicados para apartamento. O seu alto nível de energia exige um espaço exterior. Um das personagens mais famosOs protagonizados por um Jack Russel Terrier é Milo, do filme O Máscara. No filme Querida, encolhi as crianças, o Jack Russel Terrier Quark é o encantador cão da família Szalinski.

HUSKY SIBERIANO

Há mais de 2500 anos atrás o nordeste asiático era povoado por uma comunidade indígena denominada Chukchi. Exposta a um dos climas mais inóspitos do mundo, a sobrevivência era assegurada com a ajuda de grupos de Huskies que puxavam os trenós do seu dono percorrendo longas distâncias, levando os seus donos aos locais onde pudessem pescar. Por serem de pequeno porte e relativamente leves, tornaram-se rápidos e gastavam muito pouca energia. A pureza da raça parece ter sido mantida pelos Chukchi durante todo o século XIV e são estes os verdadeiros ancestrais do atualmente conhecido Husky Siberiano. O Husky é um cão muito ativo e independente, destinado para trabalhar arduamente em grupo. A sua forte personalidade, aliada a uma fina inteligência, faz com que estes cães não sejam aconselhados a donos com pouca experiência, uma vez que facilmente se tornam dominantes e invertem a “hierarquia”. Paralelamente, são cães muitos sociáveis, que adoram as pessoas e não apreciam ser deixados sozinhos. Desenvolvem uma boa relação com as crianças porque são muito pacíficos. No entanto, são hostis a animais de estimação que não conheçam. Esta raça tem uma esperança média de vida que pode ultrapassar os 15 anos de idade, pelo que é considerada genericamente muito saudável. Também apreciam o tempo frio e o ideal é que vivam fora de casa com acesso a uma área devidamente cercada.

SÃO BERNARDO

O São Bernardo foi apurado na Suíça pelos monges do mosteiro de St. Bernard Menthon à cerca de 1000 anos atrás. O seu antecessor é o Mastim do Tibete que foi introduzido nos Alpes pelos Romanos há cerca de 2000 anos atrás. Embora possua um grande porte e intimide facilmente os intrusos, esta raça era utilizada em missões de busca e salvamento. Apesar de não ser muito ágil, a sua perseverança e resistência ao frio fazem dele um excelente instrumento de resgate de vítimas na neve, tarefa na qual é utilizado desde o século XVII. Por detrás da aparência de um gigante, está um cão doce e bondoso. Dócil e meigo, era tido como uma ama para as crianças na época Vitoriana, devido à sua tolerância aos abusos dos mais novos. Contudo, o São Bernardo não é um cão brincalhão por excelência, prefere recostar-se no sofá e só se exercita quando estimulado. Fiel, o São Bernardo gosta de companhia e tenta agradar o dono. É um cão sociável, vive bem com outros animais e outros cães. Englobado nos cães mais pesados do mundo, o São Bernardo é um cão de porte gigante, de estrutura maciça e robusta e ar altivo, nobre. As fêmeas devem medir entre 65 e 80 cm e os machos entre 70 e 90 cm. Esta raça aprecia as temperaturas baixas, mas dá-se mal com dias quentes. No Verão, o cão deve ter sempre sombra à disposição e água fresca. Nesta altura não deve ser demasiadamente exercitado. Com alguma tendência para a obesidade é importante controlar a alimentação e peso do animal. Devido à configuração do focinho, o São Bernardo é um cão que se baba normalmente.

TERRIER TIBETANO

O Terrier Tibetano tem a sua origem na terra remota de “Lost Valey” do Tibete, nos mosteiros tibetanos, acima das montanhas dos Himalaias na Ásia. Este “Vale Perdido” seria tão inacessível para os visitantes, que estes dependiam muitas vezes de um cão para os guiar em segurança durante toda a viagem. Estes cães nunca foram vendidos já que as famílias que o possuíam o consideravam um cão sagrado que traria sorte a quem o possuísse. São cães muito afetuosos especialmente com as crianças. São protetores da casa do dono, pelo que podem tornar-se barulhentos. O Terrier Tibetano come quase tudo, especialmente a comida que você deixar no prato. O pêlo requer cuidados regulares para se manter bonito e saudável.

PASTOR BRANCO SUÍÇO

Basicamente o Pastor Branco nasce do acasalamento entre cães pastores brancos e/ou de cães pastores alemães que portem o gene da cor branca. Isso significa que, numa ninhada de legítmos pastores alemães capa-preta podem surgir cães totalmente brancos. Os criadores americanos, canadenses e suiços, sobretudo, resolveram dar sequência à variedade, acasalando brancos com brancos, fixando assim, geneticamente, a cor branca nos seus cães. O resultado disso foi a formação de uma raça que, alia a inteligência e a docilidade do pastor alemão com uma pelagem branca exótica e que, com isso, tornou-se um dos cães mais populares na América do Norte.
O Pastor Suiço é um cão muito inteligente, equilibrado, de fácil convívio social e de convivência tranquila com as crianças.
Assim como o pastor alemão tradicional´, o Pastor Branco tem uma enorme vocação ao trabalho e por isso é um cão que precisa de exercícios constantes. Seu porte físico e agilidade fazem com que seja de acompanhar seu dono em praticamente todos os momentos, como cooper ou passeios de bicicleta.

PASTORES BELGA



(Groenedael, Laekenois, Tervueren e Malinois)

O termo Pastor Belga é na verdade uma designação genérica que se aplica a quatro variedades de cães de pastoreio, que se diferenciam entre si essencialmente pela pelagem, de tal modo que o Padrão Oficial é o mesmo para os quatro tipos. Eles são o Groenendael (de pêlo comprido e preto), o Tervueren (de pêlo comprido sem ser preto), o Malinois (de pêlo macio) e o Laekenois (de pêlo de arame). Sendo idênticos em muitos aspectos, cada uma das quatro variedades tem contudo a sua própria origem e antepassados. Nos E.U.A. o Groenendael o único cão considerado Pastor Belga é o Groenendael, enquanto o Tervueren e o Malinois são reconhecidos como raças separadas. É logo em 1891 que começam mais investigações, quando se reúne uma colecção de Pastores Belgas na Universidade Veterinária de Bruxelas. Nesse momento decidiu-se reconhecer e desenvolver três variedades, sendo que a quarta só foi acrescentada posteriormente. Obediente e leal, inteligente, atento, trabalha bem em concursos de obediência e é um excelente guarda. É extremamente protector e pode ser mantido dentro de casa desde que se disponha de tempo para o treinar no início. De um modo geral, os Pastores Belgas são cães rústicos e habituados à vida ao ar livre, adaptando-se facilmente a diferentes tipos de clima. Em todas as quatro variedades se denota uma grande necessidade de atividade, sendo extremamente ativos e brincalhões. Por serem cães muito afetuosos, os Pastores Belgas precisam ter contacto constante com os donos por forma a conseguirem sentir-se como ‘parte da família’. Desempenhando a sua função de guarda, não abandonam o seu território para perseguir um invasor em fuga; esta atitude comportamental é considerada uma herança de sua actividade de pastoreio original, quando não podiam largar o rebanho sozinho.
Estes cães são de tipo semelhante, diferindo apenas na cor e comprimento da pelagem. É ainda de notar que os machos têm pêlo mais comprido que as fêmeas.

PASTOR ALEMÃO

Também conhecido por Lobo da Alsácia, ou Deutscher Shäferhund, a sua história perdeu-se um pouco na memória coletiva, sabendo-se apenas que a sua semelhança com o lobo da Idade do Bronze sugere a pertença a uma linhagem ancestral. Especula-se se será descendente dos cães pastores existentes por volta do séc. VII, ou ainda se derivará do cruzamento de cães pastor com lobos.
A formação moderna da raça é atribuída a Rittmeister Von Stephanitz que se empenhou no início do séc. XX ao apuramento do seu temperamento e constituição. Nos cruzamentos que efetuou, utilizou cães pastor, nativos de diferentes províncias alemãs, e pretendeu sobretudo privilegiar a inteligência e utilidade neste cão.
Com o despontar da II Guerra Mundial, centenas de exemplares foram utilizados, não só para detectar minas, mas também para servir de mensageiros, guardas e sentinelas.
Após o período de guerra, a criação americana da raça começou a divergir do padrão típico alemão. Na Alemanha o “stock” destes cães diminui drasticamente, devido às mortes ocorridas durante o conflito e à falta de alimentos. Em 1949, começam a surgir nas exposições alemãs os primeiros exemplares com a qualidade a que outrora lhe era reconhecida.
A exportação da Alemanha para o Japão, Europa e América do Sul revelou-se promissora e, em 1977, foi-lhe retribuído o nome pelo qual o conhecemos hoje: Pastor Alemão.
O Pastor Alemão é uma das raças mais completas que existe. Altamente inteligente, obediente, corajoso e responsável, este cão tem vindo a desempenhar com eficiência as mais variadas tarefas: desde guardador de rebanhos, a cão de guarda, de salvamento, de companhia, exposição, polícia, estrela de cinema, mensageiro, etc.
O Pastor alemão contém algumas variedades de pêlo:
  • Pastor Alemão de pêlo duro - O pêlo deve ser o mais espesso possivel;
  • Pastor Alemão de pêlo comprido e duro - O pêlo deve ser mais comprido, por vezes não é direito mas também não deve estar deitado;
  • Pastor Alemão de pêlo comprido - Neste caso o pêlo é muito mais comprido do que no caso do Pêlo comprido e duro.
Esta raça tem uma esperança média de vida que ronda os 14 anos de idade. Deve praticar exercício físico diariamente (aproximadamente duas horas) de forma criativa e desafiante, já que estes cães necessitam de ser estimulados intelectualmente.

PASTOR DA SHETLAND

Também conhecido por “Sheltie” este pequeno cão trabalhador é originário das ilhas de Shetland, na Escócia, onde viveu por mais de um século.
Esta pequena raça de pastores mede até 38 cm e o seu peso oscila entre 6 e 8 Kg.
A sua pelagem externa é áspera, longa e lisa e o subpêlo é macio curto e rente.

Dotado com uma fina inteligência, este animal é considerado um companheiro leal, alegre e gentil, capaz de se tornar num ótimo cão de guarda. É reservado perante desconhecidos e, perante estes, por vezes, um pouco barulhento.
Necessita do contato com os donos, pelo que é aconselhável que viva dentro de casa, até para se habituar à companhia de estranhos. Não apresenta quaisquer problemas no relacionamento com as crianças.
A escovagem regular com uma escova é importante para que o pêlo se mantenha em bom estado.

PASTOR DA LAPÔNIA

Originário da Finlândia, o Pastor da Lapônia foi inicialmente utilizado para proteger as renas e rebanhos dos lobos e outros pedradores.
É um cão pouco silencioso, mas obediente, energético e bastante devoto ao seu dono. Necessita de uma educação firme e de se socializar com a família, o que não será difícil já que aprende rapidamente. É um animal dotado de uma alegria contagiante, que aprecia participar em jogos com os seu dono e ser desafiado para umas corridas.
O Pastor da Lapónia não necessita de cuidados muito específicos, para além daqueles que são normais: escovagem regular do pêlo.
É preferível que viva fora de casa, uma vez que é um animal de estimação incansável, perfeitamente adaptável a vários cenários, desde que ao ar livre. Necessita de muito exercício físico e aprecia o clima frio.

PINCHER MINIATURA

O Pinscher Miniatura é uma raça alemã originalmente utilizada para caçar ratos e outros pequenos roedores e que hoje é sobretudo utilizada como companhia. Ao contrário do que se pensa, a raça não é uma versão miniaturada do Doberman. Esta teoria surgiu nos Estados Unidos e, ancorada na semelhança entre as duas raças, foi ganhando cada vez mais adeptos. De fato, nesse país, o Doberman foi introduzido mais cedo do que o Pinscher Miniatura, mas na verdade, o Pinscher Miniatura surgiu décadas antes do Doberman. O Doberman foi criado por volta dos anos oitenta do século XIX, enquanto que os primeiros registos fidedignos do Pinscher Miniatura datam do início desse mesmo século. Outras teorias vão ainda mais longe ao sustentarem que a raça foi representada em pinturas dos séculos anteriores. O Pinscher Miniatura é um cão alegre, confiante e inquieto. Tende a desafiar outros cães, ignorando a sua pequena estatura. Pode dar-se bem com outros animais, desde que tenha tido uma educação e socialização adequadas. Convive bem com crianças bem comportadas, mas não tolera abusos, por isso deve ser sempre vigiado com os mais pequenos. Curioso e atento, é um bom cão de alerta que não hesita em fazer-se ouvir quando estranhos se aproximam. Por vezes os seus alertas podem resultar em queixas dos vizinhos.
COLLIES



A história dos Collie perdeu-se no tempo, sabendo-se apenas que no séc. XVIII habitavam nas regiões montanhosas da Escócia, onde arduamente trabalhavam como cães pastor. Existem dos tipos de Collies: os Rough Collie, (mundialmente famoso por participar na série Lassie) e a Smooth Collie, (idêntico ao Rough, exceto na pelagem que é curta e áspera). Ambas as variedades coexistiram durante mais de dois séculos, durante os quais foram utilizados para o pastoreio, pela sua força, inteligência e devoção.
O Collie de pelo comprido é uma das mais atraentes raças de todo o mundo. Possuidor de um colar magnífico e de uma juba exuberante, esta raça rapidamente atraiu muita gente. A sua popularidade aumentou consideravelmente este século devido à série de televisão Lassie. Mas não só o seu aspecto físico é apelativo. Também o seu temperamento dócil e protetor captaram muitas atenções. Na verdade, o Collie está muito atento a sinais de perigo reagindo muito rapidamente para os solucionar, sendo utilizado como cão de salvamento na água e fogo e como guia de crianças cegas. Tem um temperamento contrastante, pois consegue ser dócil e sensível e ao mesmo tempo bastante teimoso. Desconfiado com estranhos não sendo, no entanto, agressivo. Deve der ensinado com persuasão e delicadeza, caso contrário recusa-se a aprender. Fiel ao dono, possui um apurado sentido de proteção de crianças e pessoas sozinhas. Para manter a bela pelagem brilhante, são necessárias escovagens frequentes, quase diárias. No Verão, com o calor, necessita de lugares com sombra.
Os Collies são ótimos cães de guarda.

GORDON SETTER

Gordon setters foram desenvolvidos na Escócia e foi uma vez conhecido como o Black e Tan Setter da Escócia. O nome deste cão provém do Duques de Gordon que desenvolveram esta raça escocesa sobre as suas propriedades.
O Gordon Setter é o maior e mais forte das três raças setter dog (Inglês, Gordon e irlandês) Os três setters são semelhantes em forma mas possuem temperamentos muito diferentes. O bonitão e muscular Gordon tem um pelo sedoso, de comprimento médio. A cor é preta ou castanha com marcações em marrom.

O Gordon é um cão adorável, simpático e inteligente. Geralmente é calmo. O Gordon é fiel à sua família e faz um excelente companheiro tanto no campo como em casa.
Esta raça pode pesar entre 45 a 80 quilos.
O pelo do Gordon setter tem de ser escovado duas vezes por semana. As orelhas devem ser verificadas periodicamente para evitar infecções. O excesso de pêlos no interior da orelha deve ser aparado afim de permitir a circulação do ar.
Os Gordon normalmente vivem cerca de 12 anos e são geralmente saudáveis.

CÃO LOBO CHECOSLOVACO

Apesar do aspecto primitivo, o Cão Lobo Checoslovaco é uma raça relativamente recente. Tudo começou em 1955, na antiga Checoslováquia, com uma experiência que pretendia apurar qual o resultado de uma cruza entre cães e lobos. O primeiro cruzamento bem sucedido foi realizado três anos mais tarde entre uma fêmea lobo-europeu e um macho Pastor Alemão. As experiências terão durado uma década, terminando em 1965. Ao todo, teriam sido feitos vários cruzamentos, pensa-se que cinco, sendo o último registo posterior a data de término da experiência, 1983. O resultado da experiência foi a prova de que lobos e cães podem ser cruzados (lobo-cadela; loba-cão) de forma a obter descendentes férteis e foi ainda um punhado de cães de uma nova raça, a que se deu o nome de Ceskoslovenský Vlcak, Cão Lobo Checolovaco. Com o fim das experiências iniciou-se um programa de criação para se aperfeiçoar a raça, mantendo as qualidades do lobo, mas realçando a docilidade do cão. O Cão Lobo Checoslovaco tem um lado cão e um lado lobo. Isto torna-o não só perspicaz e enérgico, mas também apegado ao dono. Esta raça é inteligente e a maior dificuldade em treiná-los é tentar não os aborrecer com repetições. Exigem do dono imaginação e diversificação no treino. Comunicam de forma diferente dos outros cães, usando outros sinais corporais em detrimento do latido. São bastante leais e apegados ao dono e à família, dando-se bem com crianças, mas não com outros animais ou estranhos. Precisam por isso, de uma boa socialização. Fisicamente muito semelhante a um lobo, o Cão Lobo Checoslovaco é alto, no mínimo 60 cm para as fêmeas e 65 cm para os machos, mas forte e leve, tendo as fêmeas no mínimo 20 kg e os machos 26 kg. O Cão Lobo Checoslovaco é um cão limpo, com pouco odor. O pêlo curto não necessita de muita manutenção, apenas escovagens regulares. O banho deve ser dado somente como último recurso.

GOLDEN RETRIEVER

A seleção da raça teria sido iniciada pelo Lord Tweedmouth em Brighton no Sul da Inglaterra, por volta de 1835, que supostamente teria adquirido alguns cães de um circo russo que na ocasião eram 8 cães. Levou-os para a Escócia em sua propriedade que chama-se Guisachaar. O Lorde possuía o passatempo de caçar cervos e foram feitos acasalamentos com o Bloodhound para aperfeiçoar o olfato e diminuir o tamanho dos cães.
Essas são apenas suposições que se deparam com outra hipótese: o cruzamento com Tweed Water Spaniel, hoje uma raça extinta e os Wavy-Coats pretos e o Setter Irlandês. A linhagem desenvolvida na Escócia chamava-se Ilchester. Ao longo dos anos outras linhagens foram desenvolvidas até que chegou-se ao Golden conhecido hoje.
O Golden Retriever é dócil, tem um ótimo comportamento e é muito agradável, além de ser muito confiável.
Por ser um cão de temperamento equilibrado acredita-se que possa ser criado em apartamentos apesar de ter porte grande. Também poderá ser criado para a terapia.
A escovação semanal do pelo é necessária. Os ouvidos, por terem orelhas caídas devem receber atenção especial.
Os Machos chegam a ter 56 a 61 cm e as fêmeas chegam a ter 51 a 56 cm.

LABRADOR

O Labrador Retriever é originário da Terra Nova, região fria situada na costa oriental do Canadá.
O Labrador é um cão de tiro de primeira classe, divertido, incansável, um doce companheiro da família e um fiel cão-guia de cegos. Brilha no ringue de exposições internacionais, no qual é aplaudido pelo sucesso que obtém nas competições.
Considerado um dos melhores cães de companhia que existe, o Labrador Retriever é um animal dotado com um carácter excepcional, afável, carinhoso e amigo das crianças. É bastante pacífico e sociável, uma vez que aceita com grande alegria as pessoas estranhas, bem como outros cães ou animais de estimação.
São muito inteligentes, daí serem utilizados como guia para cegos e como cão farejador de drogas. Como cão de caça possui uma forte resistência e excelente faro. É fisicamente muito ágil e adapta-se facilmente ao meio.
Este cão tem uma esperança média de vida de, aproximadamente, 15 anos de idade.

KELPIE AUSTRALIANO

O Kelpie Australiano, também chamado de Cão D'Água Australiano, é uma raça de cão que descende provavelmente de cruzamentos entre o Border Collie e o Dingo. Esta raça foi desenvolvida na Austrália, e é conhecida desde 1870.
É considerado ter descendido de Dingos. Uma possível versão para esta crença é que em áreas que era ilegal ter Dingos como animais de estimação, alguns donos de Dingos os registravam como Kelpies ou cruzamento de Kelpies. Outra versão é que os Kelpies são imunes aos carrapatos australianos, imunidade similar aos Dingos. Porém, muitos acham que a raça é uma cruza entre pastores escocêses e Smooth Collie no passado.
Um cão robusto, ágil, de expressão viva e inteligente. A altura na cernelha é de 45 a 50 cm, sendo as fêmeas um pouco menores. A pelagem é dupla, curta e espessa, fazendo com que seja ideal para resistir às condições atmosféricas. Aparece nas seguintes cores: preto, preto com marrom, ruivo com marrom, amarelado, marrom escuro (chocolate) ou cinza azulado. As cores que não têm marcação marrom devem ser sólidas.
É uma raça facilmente adestrável, inteligente e equilibrada, Gosta de trabalhar e agradar ao dono. É adequada para crianças, por ser paciente e resistente.
É cheio de energia. Um Kelpie muitas vezes trabalha 60 quilômetros e em condições extremas de clima.

KOMODOR

A história desta raça remonta provavelmente ao séc. XVI e esteve desde sempre ligada ao pastoreio das ovelhas. O Komondor é, aliás, considerado o Rei dos cães pastores, já que possui características únicas como cão de guarda. É um cão grande, autoritário e independente, capaz de aguentar climas adversos. A sua origem é incerta e alguns autores apontam para a possibilidade de ter sido trazido pelos Magiares, ainda antes da fundação da Hungria como Estado-Nação. Atualmente, esta raça goza do reconhecimento generalizado, apesar de ainda ser relativamente raro observá-la em exposições. Como animal de estimação, ainda desempenha o papel de cão de guarda e companhia. O Komondor é um cão fiel, dócil e que possui um apurado instinto de proteção da família e do lar. Relativamente à pelagem, as cordas formam-se a partir dos 8 meses, altura a partir da qual, será necessária uma manutenção regular, por forma a preservar o seu ar distinto. O seu comprimento varia entre os 15 a 27 cm e normalmente o subpêlo é macio, em contraste com a camada externa de pelo. Aparar e separar as cordas da camada externa de pêlo do subpêlo, são os truques para obter um pelo bonito e claro, mantê-lo seco também convém, para que não lhe limpe o chão enquanto caminha.

FOX TERRIER



Considerada uma raça Britânica por excelência, a história do Fox Terrier de Pêlo Cerdoso apresenta mais dúvidas do que certezas. Algumas teorias são em relação à sua origem são:
A raça desenvolveu-se a partir de cruzamentos entre Dachshunds e Galgos Ingleses, e mais tarde Foxhounds e Beagles. Outros afirmam que a combinação é ligeiramente diferente: Old English Terrier, Black and Tan terriers de Inglaterra, Bull Terriers, Greyhounds e Beagles.
Outra linha de pensamento defende que o Fox Terrier de Pêlo Cerdoso evoluiu a partir do Fox Terrier de Pêlo Liso através de cruzamentos com fêmeas de pêlo cerdoso.
Talvez a teoria mais popular seja a de que esta raça tenha origem no terrier de pêlo cerdoso usado nas minas de carvão no País de Gales. Neste caso, o Fox Terrier de Pêlo Cerdoso teria ascendentes distintos do Fox Terrier de Pêlo Liso. Contudo, por serem considerados parentes, as duas raças foram mais tarde cruzadas na tentativa de aperfeiçoar a pelagem cerdosa. Talvez por esta razão, as raças tenham sido reconhecidas sob o mesmo nome, Fox Terrier.
O Fox Terrier de pêlo macio é originário da Grã-Bretanha e descende provavelmente de algumas raças Terrier dos Condados de Cheshire e Shropshire, bem como do Beagle e do Greyhound. A sua linhagem, com quase um século de existência, esteve inicialmente ligada à vida de estábulo, onde desempenhava o papel de caçador de animais indesejados, nomeadamente raposas.
Como todos os terriers, o Fox tem também um espírito valente e destemido. É um cão inteligente e alerta, sempre pronto para brincar. O Fox terrier é amigável, mas não é o cão ideal para conviver com crianças, uma vez que tem alguma tendência para morder. Não deve também ser a primeira escolha para idosos, devido à sua energia.
Dá-se bem com outros cães que tenham sido criados com ele. Selecionado para caçar, o Fox Terrier tende a perseguir gatos e outros animais. Outra das suas especialidades é cavar.
É um bom cão de alerta, uma vez que estranha pessoas desconhecidas e é bastante vocal, por vezes exagerado.
Bastante ativo em casa, o Fox Terrier dá um bom cão de apartamento, desde que a suas necessidades de exercício não sejam descuradas.

CHOWCHOW

O Chow Chow pertence a uma linhagem ancestral que se pensa se herdeira de mais de 2000 anos de história. A narrativa do seu passado é por isso muitas vezes assaltado pelas dúvidas e pela falta de dados concretos. Sabe-se, no entanto, que a olaria e escultura da Dinastia de Han (206 a.C a 22 d.C) é representativa destes originais cães de língua preta. Outra teoria, porém, remete as suas origens para um passado ainda mais distante, apontado a sua origem para o Círculo Ártico, de onde posteriormente emigrou para a Mongólia e Sibéria. Atualmente, esta estirpe goza de um cômodo prestígio e é um participante regular nas mais importantes exposições e competições do mundo da Canicultura. O Chow Chow possui uma personalidade que alguns autores comparam com a do gato, outros porém, alertam que a raça nem sempre é bem compreendida, o que originou mitos infundados. Sabe-se que é um cão independente, reservado nas suas emoções, silencioso e calmo. Os Chow Chow devem praticar exercício físico diariamente (aproximadamente 40 minutos por dia) mas fora das horas mais quentes do dia. Na verdade, estes cães dão-se melhor em climas frios, pelo que o ideal é que no Verão possam desfrutar de algumas sombras, caso vivam no exterior. A exposição solar pode ainda ser prejudicial para a sua pele que é relativamente sensível. "Uma antiga fábula explica-nos que, quando Deus estava a pintar o céu de azul, algumas gotas de tinta caíram do seu cenário, gotas essas que o Chow Chow lambeu, o que tingiu a sua língua para sempre".

CHIHUAHUA

O Chihuahua é o rei das raças Toy, não só pela popularidade que goza em todo o mundo, mas também pelo fato de ser considerado o mais pequeno cão do mundo. Deveria ser-lhe associado também o status de cão mais antigo do continente americano, já que se pensa que as suas origens remontam ao período Asteca, descendendo de um cão chamado Techichi.
o Chihuahua é um cão de guarda moderadamente bom, já que possui uma certa tendência para ladrar e é muito observador. É igualmente curioso, energético e protetor.
O Chihuahua é um cão de porte pequeno, cuja altura varia entre os 16 a 20 cm e o seu peso pode atingir os 3Kg.
Estes cães apresentam uma expectativa média de vida notável que pode ultrapassar os 20 anos de idade.


ROTTWEILER

Rottweiler é uma das raças mais antigas que se tem notícia, tendo acompanhado as legiões Romanas através dos Alpes, servindo de guarda para os homens e tocando o rebanho. O Rottweiler herdou seu nome da antiga cidade de Rottweil: Rottweiler Metzgerhund (Cão de açougueiro de Rottweil - uma vez que os açougueiros criavam a raça com a única finalidade de trabalho). Nesta época, os cães passaram por um processo de miscigenação, mas que manteve sua tarefa principal de guarda e boiadeiro de grandes animais. Atualmente, poucos cães ainda são usados com o fim do pastoreio, mas em compensação, é uma das raças preferidas de quem procura um cão de guarda silencioso, discreto e, acima de tudo, extremamente eficiente e confiante.
Não é um cão traiçoeiro nem desnecessariamente agressivo. Antes de atacar dá sinais claríssimos de sua intenção, oferecendo assim oportunidade do invasor retroceder antes do ataque.
Inteligente, tem faro apurado e boa memória, o Rottweiler tem um amadurecimento mais tardio do que cães de outras raças, sendo considerado adulto após os 2 anos de idade.

DÁLMATA

Apesar da origem incerta, sabemos que o Dálmata é extremamente antigo, existindo provavelmente antes da Era Moderna. Na Idade Média era utilizado como cão de acompanhamento de carruagens, isto é, um cão que caminhava ao lado das carruagens guiando os cavalos e protegendo-os de possíveis ladrões enquanto o dono se ausentava.
Mas os usos do Dálmata ao longo da história não ficam por aqui e a versatilidade é incrível sabendo que actualmente é sobretudo procurado pela sua beleza. Mas o Dálmata já foi de fato, cão de guerra, cão de alerta, condutor de gado, cão de caça (seguir trilhos, cão de cobro), exterminador de ratos, cão de circo, cão de tração (utilizado para puxar carruagens), etc.
O Dálmata tem uma pelagem única, que não existe em mais alguma raça de cães, responsável pela sua popularidade e fácil identificação.
O Dálmata é normalmente bastante alegre, sempre pronto para brincadeiras e longas caminhadas.
Muitas vezes comprados por impulso, devido à sua popularidade e aspecto único, os donos não se informam sobre o tipo de cão que estão a adquirir. O Dálmata tem uma alta necessidade de exercício e pode desenvolver distúrbios comportamentais se não for exercitado convenientemente. Devido ao espírito vivo e enérgico do Dálmata, este não é um cão ideal para apartamento. Nestes casos, o Dálmata deve ser levado a dar um longo passeio várias vezes ao dia. Criados para acompanhar cavalos, os Dálmatas são cães velozes e resistentes. A um ritmo moderado conseguem correr um dia inteiro.
A pelagem é curta, lisa e grossa e deve ser densa e brilhante. A cor do fundo é sempre branca e as manchas são pretas ou fígado. As pintas devem ser redondas e com 2 a 3 cm de diâmetro. As pintas na cabeça, causa e extremidades são mais pequenas do que as encontradas no resto do corpo.
O Dálmata é um cão limpo com um odor pouco intenso, o chamado “cheiro a cão” é imperceptível. Só deve tomar banho quando necessário.
Existe uma percentagem considerável de Dálmatas surdos. Estudos indicam que 10 a 12% dos Dálmatas são afetados por esta doença. Apesar de os criadores estarem a tentar combater esta deficiência, os números devem ser suficientes para alertar os futuros donos de Dálmatas.



Um comentário: